Aneel propõe rescisão de contratos com Gold e define regra para multa em tarifa
Diretor da Aneel sugere encerrar acordos regulados com a Gold Comercializadora de Energia, mas veta inclusão de multas não pagas na tarifa de imediato.

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Fernando Mosna, propôs a rescisão dos contratos regulados firmados entre distribuidoras e permissionárias de energia elétrica com a Gold Comercializadora de Energia. A medida, apresentada em seu voto, busca reorganizar as relações contratuais no setor elétrico, mas estabelece uma condição clara para o tratamento de penalidades financeiras.
Um ponto central da proposta de Mosna é a rejeição da antecipação, na tarifa de energia, de valores de multas que ainda não tenham sido pagos pela comercializadora. Isso significa que eventuais penalidades impostas à Gold não poderão ser repassadas de forma imediata e preventiva aos consumidores por meio da conta de luz.
A iniciativa da Aneel visa garantir a estabilidade do mercado regulado e proteger o consumidor final de custos adicionais decorrentes de inadimplências ou problemas contratuais de comercializadoras. A rescisão dos contratos exige que as distribuidoras e permissionárias busquem novos acordos para o fornecimento de energia, adaptando-se às novas condições.
A posição de Mosna sinaliza uma cautela regulatória em relação ao repasse de riscos financeiros não concretizados. A agência busca evitar que as incertezas sobre o pagamento de multas se transformem em encargos para a base de consumidores, antes mesmo de haver uma efetiva cobrança e quitação por parte da empresa infratora.
Para as distribuidoras, a proposta implica na necessidade de gerenciar a transição contratual e buscar alternativas de suprimento, sem a possibilidade de compensar previamente perdas por meio da tarifa, caso as multas da Gold não sejam pagas. Este cenário reforça a importância da diligência na escolha de parceiros comerciais no ambiente regulado.
A decisão da Aneel, se aprovada, terá um impacto direto na forma como os riscos e as responsabilidades são distribuídos no setor elétrico. Ela estabelece um precedente sobre a não antecipação de custos de multas em tarifas, priorizando a estabilidade tarifária para o consumidor e a responsabilização direta das empresas por suas obrigações financeiras.
Com informações de MegaWhat.
Leia também
Aneel: receita de transmissão sobe 9,4%, impacto na conta de luz é de 1,1%
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que o aumento de 9,4% na receita de transmissão de energia resultará em um impacto de 1,1% na fatura do consumidor.
Fonte: XP Investimentos

Conta de luz: ANEEL mantém bandeira amarela com adicional de R$ 1,885/100 kWh
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu manter a bandeira tarifária amarela para o mês de julho, implicando um custo adicional na conta de luz dos consumidores.
Fonte: Agência iNFRA
Bandeira Amarela em Julho Mantém Acréscimo de R$ 1,88 por 100 kWh na Conta de Luz
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira tarifária amarela para julho, implicando um custo adicional na fatura de eletricidade dos consumidores.
Fonte: GOV.BR

Axia Energia capta R$ 3 bilhões em crédito com 3 grandes bancos
A empresa de energia Axia garantiu três linhas de crédito rotativo junto ao Banco do Brasil, Bradesco e Itaú Unibanco, totalizando R$ 3 bilhões.
Fonte: Agência iNFRA
O Giro na sua caixa de entrada
As notícias que importam para quem é da engenharia, uma vez por semana. Sem spam.
