Giro EngenhariaNewsletter
Infraestrutura· 25 de junho de 2026· 1 min de leitura

Bônus de Itaipu de R$ 767,2 milhões aliviará conta de luz em agosto

O valor é referente ao saldo positivo na conta de comercialização da parte brasileira da hidrelétrica em 2025, impactando diretamente os consumidores.

Redação Giro Engenharia· atualizado em 26 de junho de 2026
Bônus de Itaipu de R$ 767,2 milhões aliviará conta de luz em agosto

As faturas de energia elétrica no Brasil terão um alívio de R$ 767,2 milhões a partir de agosto. O valor corresponde ao bônus de Itaipu, resultante do saldo positivo na conta de comercialização da parte brasileira da hidrelétrica em 2025.

A hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo em geração de energia, é uma parceria binacional entre Brasil e Paraguai. O mecanismo do bônus surge de um ajuste financeiro que beneficia os consumidores do lado brasileiro.

Especificamente, o montante de R$ 767,2 milhões foi gerado pelo excedente financeiro apurado na comercialização da energia da usina. Este saldo positivo permite o repasse direto aos consumidores, impactando as tarifas de forma favorável.

O processo para a distribuição deste bônus está na pauta da reunião da diretoria de um órgão regulador, formalizando a aplicação do valor nas próximas faturas de energia.

Para os consumidores, sejam residenciais, comerciais ou industriais, o abatimento representa uma redução pontual nos custos com energia. Embora não seja uma alteração estrutural no preço da energia, a medida proporciona um fôlego financeiro imediato em um período de desafios econômicos.

Profissionais da engenharia e gestores de infraestrutura devem observar tais movimentos regulatórios, pois eles refletem a dinâmica de custos e benefícios do setor elétrico, influenciando o planejamento e a gestão de despesas operacionais em diversos segmentos da economia.

Com informações de Agência iNFRA.

Compartilhar:WhatsAppXLinkedIn
Siga o Giro Engenharia:WhatsApp

Leia também

O Giro na sua caixa de entrada

As notícias que importam para quem é da engenharia, uma vez por semana. Sem spam.