Brasil cai para 5ª posição em nova capacidade solar em 2025
O país deve perder uma posição no ranking global de energia solar adicionada, passando do quarto para o quinto lugar na projeção para o próximo ano.
O Brasil está projetado para recuar da quarta para a quinta posição no ranking global de capacidade de energia solar adicionada em 2025. A mudança sinaliza uma alteração na dinâmica de expansão do setor fotovoltaico no cenário internacional.
A capacidade adicionada refere-se à nova potência instalada de projetos solares, englobando tanto grandes usinas quanto sistemas de geração distribuída. Manter uma posição de destaque nesse ranking é um indicador importante para a solidez da matriz energética brasileira e para a atração de investimentos.
A queda para a quinta posição sugere que, embora o Brasil continue a expandir sua infraestrutura solar, outros países estão projetando e executando novas instalações em um ritmo mais acelerado. Isso resulta em um avanço relativo de concorrentes no cenário global.
Essa movimentação no ranking global demanda uma análise cuidadosa por parte dos profissionais da engenharia, gestores e decisores de infraestrutura. É fundamental compreender os fatores que podem influenciar essa desaceleração relativa ou o crescimento mais robusto de outras nações.
Para o setor de engenharia e construção, a alteração de posição pode impactar o volume de novos projetos e o ritmo de desenvolvimento de tecnologias. É um alerta para a necessidade de maior competitividade e agilidade na execução de novas instalações solares, visando fortalecer a presença brasileira no mercado de energias renováveis e garantir a continuidade do crescimento do setor.
Com informações de Agência eixos.
Leia também
Texas inicia projeto solar de 201 MW para 53 mil casas até 2027
A Vesper Energy começou a construção da usina Nazareth Solar, que gerará energia suficiente para mais de 53 mil residências anualmente e deve operar em 2027.
Fonte: Solar Power World (EN)
Ambientalista ligado a denúncias de obra da Sabesp é espancado em SP
Um ambientalista conhecido por denunciar irregularidades em obras da Sabesp foi vítima de espancamento em São Paulo, levantando preocupações sobre a segurança de ativistas.
Fonte: ICL Notícias
Petrolina (PE) recebe R$ 1,3 milhão em bombas para ampliar água
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) destina R$ 1,3 milhão para a compra de novas bombas, visando expandir a capacidade do sistema hídrico da cidade.
Fonte: Portal de Prefeitura

Texas aprova 'Batch Zero' para gerenciar grandes cargas na rede elétrica
A Comissão de Utilidade Pública do Texas deu sinal verde ao processo 'Batch Zero' da ERCOT para otimizar a conexão de grandes consumidores e melhorar a confiabilidade da rede elétrica.
Fonte: Renewable Energy World
O Giro na sua caixa de entrada
As notícias que importam para quem é da engenharia, uma vez por semana. Sem spam.
