Gasmig assina acordo de R$ 1 bi para biometano em rede de gás
A Gasmig firmou contrato com a GeoMit e a CMAA que garantirá R$ 1 bilhão em investimentos para a implantação de uma nova planta de biometano e a expansão da rede de distribuição.
A Gasmig, distribuidora de gás natural em Minas Gerais, formalizou um contrato de fornecimento de biometano com a GeoMit, uma joint venture formada pela japonesa Mitsui e pela brasileira Geo bio gas&carbon, em parceria com a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA).
Este acordo é um desdobramento da chamada pública de biometano lançada pela Gasmig e está projetado para viabilizar um investimento total de R$ 1 bilhão. Os recursos serão direcionados para a implantação de uma planta dedicada à produção de biometano e para a expansão da rede de distribuição de gás natural da companhia.
O biometano, um combustível renovável obtido a partir da purificação do biogás, representa uma fonte estratégica para a diversificação da matriz energética, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa reforça o compromisso da Gasmig em integrar fontes mais limpas ao seu portfólio de oferta de gás.
A construção da planta de biometano envolve complexos projetos de engenharia de processo, infraestrutura e construção civil. Além disso, a expansão da rede de gás demanda planejamento e execução de obras de gasodutos, estações de compressão e pontos de entrega, garantindo a integração eficiente do novo combustível ao sistema existente.
Para os profissionais da engenharia e da gestão de infraestrutura, este investimento significa a abertura de novas frentes de trabalho e a demanda por expertise em projetos de energia renovável, especialmente no segmento de biogás e biometano. Há oportunidades em todas as etapas, desde o projeto conceitual e licenciamento até a construção e operação da nova infraestrutura.
Com informações de MegaWhat.
Leia também
Itaipu reabre vertedouro após sete meses para gerenciar nível de reservatório
A Usina Hidrelétrica de Itaipu acionou o vertedouro pela primeira vez em sete meses, uma medida crucial para a segurança operacional da barragem e a gestão adequada do volume de água.
Fonte: Oeste Agora Notícias

Taesa migra 42 unidades para mercado livre de energia com Lead Energy
A transmissora de energia Taesa concluiu a migração de 42 de suas unidades consumidoras para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) em parceria com a Lead Energy, buscando otimização de custos operacionais.
Fonte: MegaWhat
Aneel mantém bandeira amarela em julho; conta de luz segue mais cara
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária amarela para julho, implicando na continuidade do custo adicional na conta de luz para os consumidores.
Fonte: G1
Impactos de Belo Monte alertam para novas hidrelétricas na Amazônia
Estudos científicos sobre a usina de Belo Monte indicam desafios ambientais e sociais que devem guiar o planejamento de futuras expansões hidrelétricas na região amazônica.
Fonte: Folha de S.Paulo
O Giro na sua caixa de entrada
As notícias que importam para quem é da engenharia, uma vez por semana. Sem spam.
