Gasmig contrata GeoMit para planta de biometano bilionária em Uberaba
Contrato entre a distribuidora mineira e a joint venture prevê construção de usina em Uberaba para fornecimento de gás renovável.
A Gasmig, distribuidora de gás controlada pela Cemig, firmou um contrato de fornecimento de biometano com a GeoMit. Este projeto, avaliado em cifras bilionárias, culminará na construção de uma planta de produção de gás renovável na cidade de Uberaba, em Minas Gerais.
A GeoMit é uma joint venture formada pela corporação japonesa Mitsui e pela empresa brasileira Geo Bio Gas & Carbon. A iniciativa conta ainda com a parceria da CMAA (Companhia Mineira de Açúcar e Álcool), reforçando o caráter colaborativo e a expertise multidisciplinar envolvida no empreendimento.
O acordo representa um passo significativo para a diversificação da matriz energética de Minas Gerais, impulsionando a produção e o consumo de biometano. Este gás, obtido a partir da decomposição de matéria orgânica, é considerado uma alternativa mais sustentável aos combustíveis fósseis, com menor impacto ambiental.
A construção da usina em Uberaba posicionará a região como um polo de energia renovável, aproveitando o potencial agroindustrial local para a geração de biogás. A cidade, estratégica no Triângulo Mineiro, deve receber uma infraestrutura robusta para a produção e o tratamento do biometano, que será então injetado na rede de distribuição da Gasmig.
Para os profissionais da engenharia e infraestrutura, o projeto da Gasmig e GeoMit sinaliza uma crescente demanda por expertise em plantas de biometano, desde a concepção e licenciamento até a construção e operação. A escala bilionária do investimento indica a relevância do setor de gases renováveis e a necessidade de soluções inovadoras para o desenvolvimento e a integração dessas fontes na infraestrutura energética existente.
Com informações de Agência iNFRA.
Leia também
El Salvador supera 300 MW em energia solar com nova usina
A adição de uma nova planta de geração fotovoltaica impulsionou a capacidade instalada de energia solar do país para um novo patamar.
Fonte: BNamericas
Fim de crédito fiscal nos EUA gera corrida por energia limpa e eleva custos
O encerramento de um incentivo fiscal federal nos Estados Unidos está impulsionando a conclusão acelerada de empreendimentos de energia renovável, projetando um aumento nos custos do setor.
Fonte: The Mighty 790 KFGO
EUA: Renováveis alcançam 30% da geração de energia elétrica
A participação das fontes limpas na matriz energética dos Estados Unidos atingiu um terço do total, indicando uma mudança significativa no setor de infraestrutura do país.
Fonte: reNEWS
Decisão da Aneel mantém bandeira amarela para contas de luz em julho
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira tarifária amarela para as contas de luz em julho, indicando condições de geração menos favoráveis.
Fonte: Agência Brasil
O Giro na sua caixa de entrada
As notícias que importam para quem é da engenharia, uma vez por semana. Sem spam.
