Giro EngenhariaNewsletter
Infraestrutura· 27 de junho de 2026· 1 min de leitura

SP amplia captação para Cantareira e reforça abastecimento

Medida visa aumentar o volume de água disponível para o sistema que atende a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Redação Giro Engenharia
SP amplia captação para Cantareira e reforça abastecimento

O estado de São Paulo intensificou a captação de água na bacia do Sistema Cantareira, uma ação estratégica para reforçar o abastecimento e garantir maior volume hídrico. A medida tem como principal objetivo suprir a demanda da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que depende diretamente deste manancial.

A ampliação da captação é um passo importante para a segurança hídrica, especialmente em períodos de maior necessidade ou de variações climáticas. O Sistema Cantareira, um dos maiores complexos de abastecimento do mundo, é vital para a Região Sudeste, atendendo a milhões de pessoas.

A decisão de aumentar a retirada de água reflete a gestão proativa dos recursos hídricos por parte do governo paulista, buscando otimizar a disponibilidade do recurso.

Embora a captação seja ampliada, a gestão sustentável e o monitoramento contínuo dos níveis do reservatório permanecem cruciais para a saúde a longo prazo do sistema.

A iniciativa visa assegurar que as necessidades de abastecimento da população sejam atendidas de forma confiável, mesmo diante de desafios hídricos.

Com informações de Portal Tela.

Compartilhar:WhatsAppXLinkedIn
Siga o Giro Engenharia:WhatsApp

Leia também

O Giro na sua caixa de entrada

As notícias que importam para quem é da engenharia, uma vez por semana. Sem spam.