SP capta água de bacia que abastece o Rio de Janeiro
Decisão paulista de aumentar captação na bacia do Paraíba do Sul gera preocupação sobre segurança hídrica do estado vizinho.
O estado de São Paulo anunciou que aumentará a captação de água da bacia do Rio Paraíba do Sul, uma decisão que levanta preocupações sobre o abastecimento do Rio de Janeiro. A medida visa reforçar o suprimento hídrico paulista, mas pode impactar a disponibilidade de água para o estado vizinho, que também depende significativamente dessa bacia.
A bacia do Paraíba do Sul é uma fonte vital de água para milhões de pessoas em ambos os estados. O aumento da captação por São Paulo, embora justificado pela necessidade de suprimento interno, gera um alerta sobre a gestão compartilhada dos recursos hídricos e a necessidade de um planejamento integrado.
Especialistas em recursos hídricos apontam que a decisão pode exacerbar conflitos pelo uso da água, especialmente em períodos de estiagem. A cooperação entre os estados e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é fundamental para garantir o uso sustentável e equitativo da bacia.
O Rio de Janeiro já enfrenta desafios de segurança hídrica, e qualquer redução no volume de água disponível pode ter consequências graves para o abastecimento público, a agricultura e a indústria na região.
A decisão paulista reforça a urgência de discussões sobre a governança das bacias hidrográficas interestaduais e a implementação de políticas que priorizem a sustentabilidade e a resiliência hídrica frente às mudanças climáticas.
Com informações de Gazeta News Guarulhos.
Leia também
SP amplia captação para Cantareira e reforça abastecimento
Medida visa aumentar o volume de água disponível para o sistema que atende a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Fonte: Portal Tela
Obras de Saneamento de R$ 413,6 Milhões Beneficiam 8 Cidades na Região de Tatuí
Investimento significativo em infraestrutura hídrica e de esgoto vai atender a mais de 104 mil pessoas em municípios paulistas até 2029.
Fonte: BOM DIA SOROCABA
Mauá: Obras hídricas reforçam abastecimento para 240 mil pessoas
Intervenções na infraestrutura de água buscam garantir maior segurança hídrica e qualidade de vida para um quarto de milhão de moradores da cidade.
Fonte: ABC Repórter
Adutora Subaquática Santos-Guarujá entra em fase final com R$ 134,7 mi
O projeto de infraestrutura hídrica, que visa melhorar o abastecimento de água na Baixada Santista, alcança a etapa conclusiva.
Fonte: diarioesp.com.br
O Giro na sua caixa de entrada
As notícias que importam para quem é da engenharia, uma vez por semana. Sem spam.
