UE propõe apoio financeiro e tecnologia para valorizar minerais críticos do Brasil
A União Europeia manifestou interesse em oferecer suporte financeiro e tecnológico para o processamento de minerais críticos no Brasil.

A União Europeia manifestou interesse em apoiar o Brasil no processamento de minerais críticos. A declaração foi feita nesta terça-feira (23) pelo Comissário Europeu para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, que destacou a intenção de oferecer suporte financeiro e tecnológico para agregar valor aos recursos brasileiros.
Síkela enfatizou que a iniciativa europeia busca "empoderar" o Brasil, em contraste com abordagens que poderiam "aprisionar" ou "impor" condições. A proposta visa fortalecer a capacidade do país em beneficiar seus próprios minerais, em vez de apenas exportá-los em estado bruto.
O apoio financeiro e tecnológico proposto pela UE pode impulsionar o desenvolvimento de infraestruturas e tecnologias de processamento no Brasil. Isso inclui a construção de novas plantas de beneficiamento e a modernização das existentes, demandando conhecimento em engenharia de minas, metalurgia e gestão de projetos.
Para os profissionais e empresas da engenharia e infraestrutura no Brasil, esta parceria pode abrir portas para novos investimentos e projetos. A agregação de valor aos minerais críticos no território nacional significa maior demanda por soluções técnicas, expertise em processamento mineral e um impulso para a cadeia produtiva local, reduzindo a dependência da exportação de matéria-prima e fomentando a inovação no setor.
Com informações de Agência iNFRA.
Leia também
Petrobras: Produção sobe 10% no acumulado até maio
A estatal brasileira registrou um aumento de 10% em sua produção nos primeiros cinco meses de 2024, conforme anunciado pela presidente Magda Chambriard.
Fonte: UOL Economia
ANTT aprova reequilíbrio de R$ 31,7 milhões para a ViaSul
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o reequilíbrio econômico-financeiro de R$ 31,7 milhões para a concessionária ViaSul.
Fonte: Portal Tela
Azevedo & Travassos compra operação de iluminação da Engie Brasil
A construtora Azevedo & Travassos adquiriu a empresa de iluminação pública que pertencia à Engie Brasil, expandindo sua atuação no setor de infraestrutura e energia.
Fonte: InvestNews
Copel: ANEEL aprova alta de 20,5% na tarifa para 5,3 mi de unidades
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a revisão tarifária da Copel Distribuição, que resultará em um aumento médio de 20,51% para 5,32 milhões de consumidores no Paraná a partir desta quarta-feira.
Fonte: Agência iNFRA
O Giro na sua caixa de entrada
As notícias que importam para quem é da engenharia, uma vez por semana. Sem spam.
