Copa faz consumo de energia cair até 20% em dias de jogo
O desempenho da seleção brasileira em campo impacta diretamente a demanda elétrica, com quedas significativas registradas durante as partidas.
A demanda por energia elétrica no Brasil tem sofrido variações acentuadas em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Dados preliminares indicam uma queda de quase 11% no consumo durante as partidas já realizadas.
A expectativa é que essa redução se intensifique nas próximas rodadas. Para o próximo jogo, a previsão aponta para uma queda de até 20% na demanda por energia elétrica. Esse fenômeno ocorre devido à paralisação de diversas atividades comerciais e industriais para que a população possa acompanhar os jogos.
Os altos e baixos no consumo elétrico são um reflexo direto do engajamento popular com o evento esportivo. Setores como o comércio e a indústria, que usualmente são grandes consumidores de energia, têm sua atividade reduzida nesses períodos.
Essa oscilação no padrão de consumo pode gerar desafios para a gestão do sistema elétrico, que precisa manter a estabilidade da rede mesmo com as variações bruscas de demanda. Operadores do sistema monitoram de perto esses períodos para garantir o suprimento adequado de energia.
As quedas de consumo em dias de jogos da seleção são um padrão observado em Copas anteriores, mas a magnitude da redução pode variar dependendo do horário da partida e do apelo popular do confronto.
A análise do comportamento do consumo elétrico durante o mundial oferece insights sobre os hábitos da população e a dinâmica de atividades econômicas em momentos de grande evento nacional. A tendência é que essa tendência se mantenha enquanto a seleção brasileira permanecer na disputa.
Com informações de TN Petróleo.
Leia também
ONS: Copa do Mundo de 2022 causou queda na demanda por energia no Brasil
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou uma redução no consumo de eletricidade no país durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022.
Fonte: ES Brasil
Queda de 14% na demanda por energia durante jogo da Copa impacta rede
Um jogo da seleção brasileira em uma Copa do Mundo provocou uma redução de 14% no consumo de energia elétrica em todo o país, evidenciando desafios para a gestão da rede.
Fonte: ISTOÉ DINHEIRO
Copa do Mundo: Queda Histórica no Consumo de Energia Testa Rede Elétrica
A vitória da seleção brasileira em jogo da Copa do Mundo provocou uma redução sem precedentes na demanda por eletricidade, exigindo reajustes complexos na operação do sistema.
Fonte: Vietnam.vn
ONS garante estabilidade da rede elétrica em jogo da Copa às 14h
Operador Nacional do Sistema Elétrico afirma que o consumo de energia não deve gerar sobrecarga, apesar da preocupação de agentes do setor.
Fonte: MegaWhat
O Giro na sua caixa de entrada
As notícias que importam para quem é da engenharia, uma vez por semana. Sem spam.
