ONS: Copa do Mundo de 2022 causou queda na demanda por energia no Brasil
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou uma redução no consumo de eletricidade no país durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou uma diminuição no consumo de energia elétrica em todo o Brasil durante a Copa do Mundo de 2022. A queda na demanda foi observada principalmente nos períodos em que a seleção brasileira esteve em campo, afetando os padrões de uso da rede nacional.
Este fenômeno, embora temporário, reflete o comportamento da população e das atividades econômicas durante grandes eventos de apelo popular. Empresas e serviços reduzem o ritmo ou param completamente, enquanto residências concentram o uso de eletrodomésticos para o lazer, como televisores, mas compensam com a paralisação de outras atividades.
A análise do ONS é crucial para a gestão da rede elétrica, que exige um monitoramento contínuo e a capacidade de ajustar a oferta à demanda em tempo real. Flutuações significativas, mesmo que previsíveis, requerem coordenação para evitar sobrecargas ou subutilização da infraestrutura.
A capacidade de previsão e resposta a esses eventos é parte integrante do planejamento operacional do sistema. O ONS utiliza modelos complexos para estimar a carga e programar a geração e transmissão de energia, considerando fatores como clima, feriados e grandes acontecimentos sociais.
Para os profissionais da engenharia e gestão de infraestrutura, a ocorrência de quedas na demanda por eventos específicos ressalta a importância de sistemas de previsão de carga cada vez mais precisos. Isso permite ao ONS e às concessionárias otimizar a operação das usinas e linhas de transmissão, garantindo a segurança e a estabilidade do fornecimento elétrico, mesmo diante de mudanças abruptas nos padrões de consumo.
Com informações de ES Brasil.
Leia também
Copa faz consumo de energia cair até 20% em dias de jogo
O desempenho da seleção brasileira em campo impacta diretamente a demanda elétrica, com quedas significativas registradas durante as partidas.
Fonte: TN Petróleo
ONS garante estabilidade da rede elétrica em jogo da Copa às 14h
Operador Nacional do Sistema Elétrico afirma que o consumo de energia não deve gerar sobrecarga, apesar da preocupação de agentes do setor.
Fonte: MegaWhat

ONS não vê risco à rede elétrica em jogo da Copa às 14h
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não prevê risco ao plano emergencial de corte de geração durante jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, marcado para as 14h.
Fonte: MegaWhat
Queda de 14% na demanda por energia durante jogo da Copa impacta rede
Um jogo da seleção brasileira em uma Copa do Mundo provocou uma redução de 14% no consumo de energia elétrica em todo o país, evidenciando desafios para a gestão da rede.
Fonte: ISTOÉ DINHEIRO
O Giro na sua caixa de entrada
As notícias que importam para quem é da engenharia, uma vez por semana. Sem spam.
